quarta-feira, 27 de junho de 2012

MAURO VERAS









http://www.gargantadaserpente.com/entrevista/mauroveras.shtml


Ladrão de sonhos

Eu tenho a voz que defende e as provas que acusam
Em meio a argumentos e suspeitas … sou ladrão de sonhos, sou poeta!
Transformo angústia em poesia, e em realidade transformam-na os patetas!
Sonhos dormem acordados e meus poemas são meus, são minhas verdades vaidosas
meu grito minha crença são mais [...]

(Mauro Veras)


Inocência

Se entendes o amor
como a lírica melodia o apaixonado cantor
estende ao infinito seu canto
se sabes o vazio
que tanto preenche o ardil
de não ter teus braços sobre os meus
se compreendes que amar
é quanto, enquanto e portanto vida
se sabes tudo isso
põe tua boca a serviço do beijo
e seca a ferida das palavras vãs
umedecendo as maçãs do rosto de desejo
mata a sede de ter da boca a saliva os lábios a língua
da alma da boca do corpo que ainda
respira ofegante e latejante na pira
onde arde e respira a alma dos sábios e dos errantes
Se, entretanto, nada sabes sobre o amor
ensina-me, então, esse encanto de pureza
de postar-se sobre a correnteza
como a folha que o rio leva inocente
da superfície calma para a turbulência do mar
pois sabemos que amor é o que se sente
fora e dentro, no ar, na gente
é missa pagã inocente
tendo o corpo e a alma o mesmo altar.


(Mauro Veras)


Nada


Neste mundo
vasto mundo
nada transgride
mais que a beleza!
"Como ousa o infame
nadar contra a correnteza?"
Os punks e seus arames
Os bispos e seus ditames
Todos bebem da mesma água
Todos choram a mesma mágoa
: estar vivo!
Jovens de 60 anos
vivem os anos 60
e hasteiam seus planos
que ninguém mais sustenta!
Convenhamos
: o jeans é peça de marketing
: a ditadura foi banida
: a "esquerda" é a mais votada
: a novidade está perdida
perdida entre ser novidadeira
ou repertir os mesmos esquetes
que a vida inteira a arte já repete
Mudar o mundo
este mundo vasto mundo
dru mund iando rai mund iando
a falta de solução nas rimas
não é mais obra prima,
é repetição!
Mudar a Poesia
esta Poesia vasta Poesia
de here sia em here sia se perd ia
here there and everywhere
aquí allí y por todas
p artes, Arte?
Mudar o homem
este homem vasto homem
con some em hom ens e poe mas
o que a arte con sumiu
e não nas novidades,
mas verdades ...
que já não valem nada
neste mundo
parco mundo
de antigas
novidades!


( Mauro Veras)

Um poema do amor



Mais que o poema de amor
o amor que é mais
muito mais que um poema
O amor que quer mais
quer seja mais
quer seja menos
aquilo que a ele devemos
como dormir no ombro, abraçados
como o café quentinho pela manhã
como o aroma da vida que colhemos
em meio à vã estrada de gozos e agonias ...
e pergunto o porquê dos versos
se o amor é toda Poesia?
O poema estará escrito
em que beijo que recordo
em que abraço que aqueço
em que lágrima que esqueço?
E no porto seguro de seu leito, ancoro
o meu barco de tropeços.
O poema de amor está escrito
em meus passos, cujo preço
é ter amado até o infinito ...
é ter te amado mais que o desejo!



MAURO VERAS, in Vozes de outono, página 108, Ed. Universitária - UFRJ, RJ, 2003.

Nenhum comentário: